18 ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre.

Blitz educativa abre a Semana da Pessoa com Deficiência.

A 18 ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência inicia-se nesta na sexta-feira, 21, com a realização da 3ª Blitz da Acessibilidade, na rua Padre Chagas, bairro Moinhos de Vento. A ação, que acontece das 11h às 13h, ocupará as vagas dos automóveis com cadeiras de rodas, deixando bilhetes provocativos aos motoristas, com frases que muitas vezes são usadas por aqueles que desrespeitam as vagas especiais, como: “já volto”, “é só um minuto”, “eu não sabia”, “não percebi”.

O evento é promovido pela Secretaria Municipal da Acessibilidade e Inclusão Social (Smacis). De acordo com o secretário Raul Cohen, embora a maioria dos estacionamentos coletivos já estejam devidamente demarcados, ainda persiste o desrespeito de alguns motoristas na ocupação irregular das vagas. A legislação estabelece 2% das vagas de estacionamento públicas e privadas para pessoas com deficiência, 5% para idosos e 3% para gestantes. “Neste contexto, as campanhas de conscientização são muito importantes, já que causam impacto e provocam os motoristas à reflexão para respeitar essas vagas”, avalia Cohen.

A Equipe de Educação para a Mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também participará da ação, com abordagens e distribuição de material de conscientização e dicas para um trânsito mais seguro. Além da EPTC, também apoiam a Blitz da Acessibilidade a Carris, o Núcleo de Ações Preventivas da Guarda Municipal (NAP/GM) e o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS).

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência – A programação, realizada em conjunto pela prefeitura, Governo do Estado e entidades da sociedade civil, encerra-se na sexta-feira, 28. Um dos destaques é a Inclusão Laboral, que acontece na segunda-feira, 24, das 9h às 13h, no Largo Glênio Peres. A ação, organizada pela Smacis em parceria com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), contará com uma equipe que atenderá em uma banca instalada no local disponibilizando vagas de emprego para pessoas com deficiência.

Programação 18ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

21/08 – 9h30 – Abertura da Oficial da XXI Semana Estadual da Pessoa com Deficiência – Local: Palácio Piratini

21/08 – 10h às 13h30 – Blitz da Acessibilidade – Local: Rua Padre Chagas

22/08 – 8h30 às 17h – Paradesporto – Local: Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete)

23/08 – 12h – Almoço da Inclusão – Local: CTG Pousada da Figueira (Estrada João de Oliveira Remião, 6797, Lomba do Pinheiro)

23/08 – 13h às 18h – Inclusão Cultural – Local: Casa de Cultura Mario Quintana

24/08 – 9hs às 13h – Inclusão Laboral – Local: Largo Glênio Peres
24/08 – 13h – Os Direitos das Pessoas com Autismo – Local: Casa dos Conselhos

25/08 – 10h às 17h30 – Seminário de Acessibilidade – Local: Tribunal de Contas do RS

26/08 – 10h às 17h30 – Seminário de Acessibilidade – Local: Tribunal de Contas do RS

26/08 – 14h às 16h – Visitação Inclusiva no Museu da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

28/08 – 20h30 – Jantar da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Local: AABB (av. Cel. Marcos, 1000 – Pedra Redonda)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s