CORSAN terá boletos em braile para deficientes.

     A CORSAN disponibilizará, a partir de 1º de outubro, demonstrativos de  contas em braile para os clientes com deficiência visual. A iniciativa  atende à lei  estadual 12.498. Segundo a legislação, os boletos de pagamento de contas de água, energia elétrica e telefonia devem ser confeccionados em braile aos portadores de deficiência visual sem cobrança adicional.

      Os usuários devem solicitar o serviço em alguma unidade da CORSAN ou pelo site http://www.corsan.com.br. Clientes cadastrados irão receber, além da conta tradicional com código de barras, um demonstrativo em braile explicando os detalhes da conta, destacou o diretor comercial da CORSAN, Luiz Ricardo Bragança.

 

     Na avaliação do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre, Adilso Corlassoli, as contas em braile  ajudam a dar independência  e liberdade a quem não pode enxergar. “É mais uma forma de  acessibilidade, principalmente para quem mora sozinho ou vive com outro  deficiente visual. Eles  terão condições de ler a sua própria conta”, salientou.

      Os textos serão confeccionados em Minas Gerais, na Central Braille dos Correios. Inaugurada em 2008, a central realiza o serviço de transcrição para o braile.  Para utilizar o recurso, basta enviar as cartas a serem codificadas para o local (avenida Afonso Pena, 1270, sala 202, Belo Horizonte, MG, CEP 30130-971).

      O usuário paga só pela postagem.  No Rio Grande do Sul, o procedimento já havia sido adotado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), na Capital. O serviço deve ser requisitado pelo fone 115 ou nos postos (Centro, Azenha, Assis Brasil, Moinhos de Vento e Partenon).

 

Fonte: Correio do povo – 30/09/2009

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s